Estamos com muita expectativa com esse Blog pois esperamos que iremos fazer dele um espaço de compartilhamento de informações e estimular a geração de conhecimento aplicado às MPEs.
Esperamos receber as contribuições de todos, publicando seus artigos ou por meio do envio de mensagens e insigths provocativos que estimulem nossa capacidade de inovar e fazer diferente o nosso trabalho.
Como muitos sabem o SEBRAE, ao longo de seus 36 anos de existência vem criando e aprimorando experiências relevantes para o ensino-aprendizagem organizacional. Várias são as formas e muitas delas vêm sendo praticadas por meio de processos de treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores, tanto individuais como em grupo.
A Universidade Corporativa SEBRAE surgiu com o propósito de promover condições para a educação continuada dos colaboradores, diretos e indiretos do Sistema SEBRAE, condição, hoje, indispensável para uma atuação compatível com a evolução do conhecimento e com as exigências da complexidade da sociedade contemporânea.
Uma Universidade Corporativa, conforme sugere a expressão, é, primeiramente, a promessa de um espaço de aprendizagem permanente, diversificado, em que competências são desenvolvidas, pelas oportunidades de aquisição de novos conhecimentos, pelo exercício de habilidades e pela reflexão quanto a valores e atitudes. Em segundo lugar, o termo corporativo sinaliza que essas amplas oportunidades têm estreita e inarredável vinculação com as definições estratégicas mais relevantes da organização, que no caso do SEBRAE estão traduzidas em sua missão de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo.
Esses foram os grandes motivos da adoção de um modelo de educação para adultos, cuja concepção é centrada no aprendiz, na aprendizagem significativa e no desenvolvimento de competências. É mediado pela ação comunicativa e interativa entre os indivíduos, entendida como um processo de relações recíprocas, fundamentais para aprendizagem, apoiadas em uma estrutura tecnológica que possibilite diferentes níveis de interação: aprendiz e conteúdo; aprendiz e aprendiz; aprendiz e educador; aprendiz e contexto empresarial; aprendiz e comunidade virtual. Tudo convergindo para a construção do conhecimento.
E com esse esperíto de contrução que aguardamos seus comentários.
Alzira
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