terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Desenvolvimento Territorial e Economia

Hugo Roth Cardoso - Trainee/SEBRAE/NA
hugo.cardoso@sebrae.com.br

Diferenciar crescimento de desenvolvimento econômico é importante fator para a geração das estratégias de desenvolvimento territorial. Ferramentas e soluções de mercado são importante instrumento neste processo, pois não apenas organizam os esforços direcionados para determinado fim como também conferem utilidade e uso imediato para os resultados atingidos.

De posse do conhecimento acumulado acerca de Desenvolvimento Territorial, que observa a integração de um grupo de lideranças locais e a identificação das vocações locais antes de desenvolver as estratégias para seu desenvolvimento na forma mais ampla, que integre o capital humano, natural, intelectual, cultural, social e político presente no território, de forma a empoderá-los para a geração de um ciclo virtuoso de desenvolvimento, atentar para o lado financeiro destes projetos também é relevante, pois também constitui um dos fatores de mobilização dos empresários.

Focar apenas no aspecto financeiro também não gera sustentabilidade para o projeto, pois a presença das lideranças locais e sua constante capacitação é a chave para manter mobilizados os demais atores e agregar participantes locais e regionais ao projeto, além de credenciar o projeto para que articule junte a atores extra-regionais estratégias de desenvolvimento para o território em questão.

A experiência do SEBRAE em projetos de Desenvolvimento Territorial apresenta resultados distintos, cuja aplicação de diferentes soluções permitiu a mudança do patamar gerencial das empresas e o alcance de novos mercados, tanto local quanto nacionalmente, contabilizando ainda empresas que conseguirem acesso ao mercado externo. O uso destas soluções de mercado, no entanto, deve atentar em primeiro lugar para os interesses dos empresários atendidos. A construção dos objetivos do projeto deve ocorrer de forma coletiva, para manter o interesse dos empresários atendidos no cumprimento das metas de gestão.

As formas de ativação da economia local são diversas e abordam desde a conscientização da importância de uma mentalidade compre localmente até a articulação junto a empresas e órgãos públicos para regulamentação de dispositivo que favoreça a MPE nos processos licitatórios. O SEBRAE apresenta, em seu conjunto de projetos disponíveis para a MPE, diversas soluções e alternativas que podem apoiar este processo de desenvolvimento. Algumas das soluções estão relacionadas com inovação e tecnologia dos produtos, como a obtenção de títulos de propriedade intelectual e o desenvolvimento de embalagens mais modernas para os produtos. Alternativas e soluções de canais de comercialização também se fazem presentes, como a aplicação de diagnósticos relacionados à ferramenta Comércio Brasil ou o uso da Bolsa de Negócios. Para aquelas empresas que estejam se posicionamento no mercado apresenta-se também o Click Marketing, ferramenta virtual e gratuita que auxilia na consolidação de um plano de marketing para a empresa.

Outras soluções SEBRAE prestam-se ainda ao desenvolvimento territorial com foco econômico, como a promoção de formas de diferenciação dos produtos valorizando aspectos distintivos do território de origem. Este processo relaciona-se ainda com o aprimoramento das relações entre o território e a economia, tornando a cultura local um valor tangível para o mercado.

O aprimoramento desta relação entre o território e o mercado é fator de desenvolvimento que também retém as pessoas no território, pois gera nestas perspectivas de crescimento sem que precisem desbravar novas localidades, contribuindo assim para diminuir o fluxo emigratório destes territórios. Sabendo que os projetos de Desenvolvimento Territorial englobam grande quantidade de territórios rurais com baixo IDH, ativar a economia local é também fator de atração dos jovens, que passam a observar em sua própria terra de origem oportunidades de crescimento profissional antes vislumbradas apenas em territórios urbanos.

Reconhecer que o mercado não é a última epopéia para os projetos de desenvolvimento, porém parte necessária e constituinte deste processo, é fundamental enquanto estrutura capaz de gerar riqueza e projetar as empresas de determinado território em círculos econômicos cada vez maiores, ligando cada região a elos econômicos mais fortes, o que por conseqüência fortalece a estrutura de todo o sistema econômico.
Para saber mais acesse o texto completo clicando aqui (já editado para impresão de duas folhas por página).

Nenhum comentário:

Postar um comentário