quarta-feira, 30 de março de 2011

Participe da Semana de Capacitação pelas redes sociais

A Universidade Corporativa Sebrae traz uma novidade à Semana de Capacitação - o uso das redes sociais Twitter, Facebook e Youtube, além do hotsite do evento.

O objetivo é facilitar o fluxo e a troca de informações em tempo real, e também permitir que os debates continuem depois do encontro.

De acordo com as pesquisadoras Helena Tonel e Maria das Graças da Paz, o conhecimento das organizações “muitas vezes fica restrito a indivíduos ou a algumas áreas, enquanto os demais lutam com problemas que poderão ser solucionados com o conhecimento já dominado internamente”.

Dessa forma, o uso das redes sociais visa criar campos para compartilhamento de conhecimentos e permitir a interação constante entre os colaboradores de todo o Sistema Sebrae.

Conecte-se!

  • Twitter - @ucsebrae #semanadecapacitação;

  • Facebook – facebook.com/ucsebrae;

  • Youtube – youtube.com/ucsebrae;

  • Hotsite – uc.sebrae.com.br/semana.

    • segunda-feira, 28 de março de 2011

      19ª Semana de Capacitação reunirá 800 colaboradores do Sistema Sebrae

      Entre os dias 5 e 7 de abril, será realizada a primeira Semana de Capacitação de 2011, que contará com a presença de 800 colaboradores de todo o Sistema Sebrae. Em sua 19ª edição, o evento terá novo formato. A Plenária, diferentemente das edições anteriores, terá um dia inteiro de duração. O tema será “Oportunidades e Desafios do Crescimento”.

      Outra novidade é que o evento contará com um antes, um durante e um depois. Todos os participantes receberão materiais para alinhar as informações e contextualizar os debates antes dos workshops. A Universidade Corporativa também preparou uma série de atividades para que os participantes possam manter-se atualizados nos temas discutidos após o evento.

      Os workshops ocorrerão na quinta-feira , com os tópicos: “Educação Empreendedora”, “Oportunidades de Mercado”, ‘Inovação e Competitividade” e “Ambiente de Negócios”.

      sexta-feira, 18 de março de 2011

      Redes Sociais para Empresas


      Para abordar negócios e relacionamentos de marca nas redes sociais trago um suporte teórico de Charlene Li, uma especialista do ramo, com o conteúdo de seu livro Fenômenos sociais nos negócios.

      Em primeiro lugar destaco a existência de diferentes tipos de pessoas nas redes sociais: existem aqueles que criam conteúdo, aquele que reagem ao conteúdo, e aqueles que lêem. Não há uma diferente qualitativa entre eles: todos existem e são necessários nas redes sociais.

      Abrindo um pouco mais estes conceitos, encontramos: criadores; críticos; colecionadores; participantes; espectadores e inativos.

      Todas estas pessoas (ou personagens) que interagem nas redes, em torno de determinada marca ou conceito formam o groundswell (grupo de relacionamento em torno de um assunto ou pessoa). Para uma empresa, ao se relacionar com seu groundswell, deve ter algum dos seguintes objetivos: escutar; falar; energizar; apoiar; incluir, de forma não excludente. Falar e escutar, por exemplo, podem ser os objetivos de uma marca no uso de redes sociais.

      Conceitos interessantes estes? Agora falta aplicá-los numa estratégia para uso de redes sociais pelas empresas.
      Leia mais em: Fenômenos Sociais nos Negócios - Charlene/Bernoff Li - Editora Campus Elsevier.
      Contribui Hugo RothTrainee/SEBRAE/NA.