Para abordar negócios e relacionamentos de marca nas redes sociais trago um suporte teórico de Charlene Li, uma especialista do ramo, com o conteúdo de seu livro Fenômenos sociais nos negócios.
Em primeiro lugar destaco a existência de diferentes tipos de pessoas nas redes sociais: existem aqueles que criam conteúdo, aquele que reagem ao conteúdo, e aqueles que lêem. Não há uma diferente qualitativa entre eles: todos existem e são necessários nas redes sociais.
Abrindo um pouco mais estes conceitos, encontramos: criadores; críticos; colecionadores; participantes; espectadores e inativos.
Todas estas pessoas (ou personagens) que interagem nas redes, em torno de determinada marca ou conceito formam o groundswell (grupo de relacionamento em torno de um assunto ou pessoa). Para uma empresa, ao se relacionar com seu groundswell, deve ter algum dos seguintes objetivos: escutar; falar; energizar; apoiar; incluir, de forma não excludente. Falar e escutar, por exemplo, podem ser os objetivos de uma marca no uso de redes sociais.
Conceitos interessantes estes? Agora falta aplicá-los numa estratégia para uso de redes sociais pelas empresas.
Leia mais em: Fenômenos Sociais nos Negócios - Charlene/Bernoff Li - Editora Campus Elsevier.
Contribui Hugo RothTrainee/SEBRAE/NA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário