O Brasil tem se tornado cada vez mais um excelente local para se investir. Esse avanço se estende para todas as regiões do País, mas ainda tem muito potencial para melhorar.
No último painel do Workshop 4 da 19ª Semana de Capacitação do Sistema Sebrae, realizado na quinta-feira (7), em Brasília, foi discutida a renda em territórios impactados pelos grandes centros além da formalização e inclusão econômica.
O professor José Vergolin e o presidente da Fundação Vale, Sílvio Vaz, comentaram sobre o crescimento do nordeste brasileiro e seu potencial competitivo. A necessidade de diminuir o custo Brasil para favorecer o crescimento das exportações também foi foco de discussão durante as palestras.
As dificuldades são grandes mas o nordeste brasileiro é um excelente local para se investir. “Temos uma taxa de crescimento de 18% ao ano. São duas Chinas!”, disse o presidente da Fundação Vale se referindo ao Pará. E completou: “o Pará tem hoje o segundo maior estaleiro do mundo”.
Mas nem tudo são flores. Existem problemas como “as estradas (BRs) mal planejadas, o que dificulta a mobilidade de quem quer trabalhar em determinados locais”, como exemplificou Vaz.
Sugere: seria interessante o Sebrae apresentar para a sociedade acadêmica um diagnóstico sobre o nordeste. Assim, a população teria mais conhecimento do local.
O prefeito da capital do Mato Grosso do Sul, Nelson Trad, está no final do seu segundo mandato em Campo Grande e tem no currículo exemplo de boa administração e investimentos. Ele desmentiu o mito de que a capital matogrossense é uma cidade que vive basicamente da agricultura. “Comércio e serviço correspondem a 78,15% do PIB da cidade. É um grande centro para investimentos”.
“O mercado interno brasileiro tem crescido expressivamente de 2004 para cá, depois de termos passado um bom tempo sem desenvolvimento de 1980 para 2003. Esse é o momento de investirmos”, diz Ancelmo Puel, economista.
Conclui: “a classe média se expandiu, os empregos aumentaram de forma expressiva, a proteção social foi ampliada, a queda de juros anuais, tudo está contribuindo para o crescimento e os investimentos em nosso País”.
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário