“O nosso sonho é que todas as escolas, desde o ensino fundamental, ensino médio e superior abordem o tema empreendedorismo”. Com essa declaração Mirella Malvestiti, gerente da Unidade de Capacitação Empresarial do SEBRAE/NA deu início ao painel Empreendedorismo no ensino formal, nesta quinta-feira (07), durante o workshop II - Educação Empreendedora, da Semana de Capacitação do Sebrae.
Durante o primeiro painel foram discutidos a importância do empreendedorismo na educação desde as séries iniciais, assim como o aprendizado de matérias como matemática e literatura e o papel do Sebrae em relação a esse processo.
De acordo com Mirela, muitos jovens terminam seus estudo e no lugar de serem empregados buscam o Sebrae para realizarem cursos que ensinam a gerenciar negócios.
Segundo Luiz Afonso Bermudez, professor do Centro de Apoio de desenvolvimento tecnológico (CDT), da Universidade de Brasília (UNB), o desafio do Sebrae é estar junto com as instituições de ensino nesse processo de aprendizagem.
Já para o Renato de Aquino, reitor da UNIFEI de Itajaúba, o tema empreendedorismo deveria ser transmitido aos alunos ainda na alfabetização. Além disso, o reitor ressalta que os professores deveriam ser capacitados para o tema empreendedorismo. “O Sebrae sabe mais sobre empreendedorismo do que as universidades”, afirmou.
No segundo painel, Oportunidades e Desafios da Educação Empreendedora a Distância, foram discutidas as perspectivas, os desafios e o crescimento da educação a distância no Brasil.
Segundo o especialista em ensino a distância, Wilson Azevedo a tendência é que os estudos sejam cada vez mais via EAD. “A educação a distância é a solução estratégia para quem deseja complementar os estudos”.
Ainda no segundo painel, Gil Giardelli, especialista no mundo ".com", afirmou a necessidade de se dar atenção às redes sociais, que também são um canal de empreendedorismo e aprendizagem em EAD. "É possível educar sem estar em sala de aula. Para educar é preciso só de professor, aluno, aprendizado e estudo", finalizou.
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário