Eduardo Cury e Márcio Pochmann discutiram gestão pública para a competitividade durante o workshop IV -Ambientes de negócios da 19ª Semana de Capacitação do Sistema Sebrae, nesta quinta-feira (7), em Brasília-DF.
Os palestrantes concordaram que melhorar a educação é a chave para o crescimento do empreendedorismo do País.
O prefeito da cidade de São José dos Campos, no estado de São Paulo, Eduardo Cury, apresentou algumas de suas benfeitorias que o fizeram receber o prêmio de Prefeito Empreendedor. Para ele, os cursos de capacitação profissional e de nível superior são indispensáveis para o crescimento e desenvolvimento da população em termos de empreendedorismo.
São José dos Campos é uma das primeiras cidades a criar escolas empreendedoras, nas quais as crianças aprendem o tema na escola. Cury citou como seu programa favorito, o projeto Decolar que dá mais acessibilidade ao jovem que tem maior habilidade em uma determinada área, não necessitando ser um super dotado.
Márcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), apontou alguns dos grandes problemas da competição em nosso País e no mundo. “Estamos em uma situação que não são mais os países que têm as empresas, mas as empresas que têm os países”, disse.
Pochaman acrescentou que o faturamento da Petrobras hoje é maior do que o PIB da Argentina, o que mostra a dependência dos países em relação à grandiosidade das empresas, algo a se preocupar, segundo ele. “Ninguém imaginava que uma empresa como a General Motors tivesse que pedir dinheiro emprestado para não quebrar por consequência de sua má administração e corrupção”, ressaltou.
O presidente do IPEA disse ainda que a solução está na educação de qualidade, para que os brasileiros possam administrar bem as empresas que já existem e as que estão por nascer. “As quatrocentas maiores empresas do Brasil já comprometem parte de seus recursos para seus trabalhadores”, apontou.
A necessidade do governo investir mais em educação também foi foco da fala de Pochaman. “A quantidade de recursos para a educação já equivale a 1/5 (um quinto) de tudo que o Brasil gasta”, disse.
O prefeito Eduardo Cury, exemplo de investimento em educação na prefeitura, fechou sua palestra afirmando que introduzir o empreendedorismo na escola fará grande transformação na cidade ao longo dos tempos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário