quinta-feira, 7 de abril de 2011

Grandes eventos esportivos: oportunidades para as MPE vão além da realização de negócios

As oportunidades para as micro e pequenas empresas (MPE) com a Copa 2014 e com a Olimpíada 2016 vão além da realização de negócios. Estão no desenvolvimento empresarial, preparando as empresas para a conquista de novos mercados, o aproveitamento de oportunidades e o atingimento de requisitos necessários para novas contratações. Essa foi um dos pontos refletidos no terceiro painel do Workshop 1 da 19ª Semana de Capacitação do Sistema Sebrae, destinado à discussão das oportunidades para as MPE advindas dos grandes eventos esportivos esperados no Brasil nos próximos anos.

O ponto de partida do painel, realizado na tarde desta quinta-feira (7), foi o mapeamento de oportunidades para as MPE na Copa, elaborado por Sebrae e Fundação Getúlio Vargas (FGV) para identificar as oportunidades e requisitos obrigatórios e diferenciais necessários para a concretização dos negócios e para auxiliar na construção de planos de ação com vistas ao aproveitamento dos grandes eventos esportivos. “O mapeamento é um primeiro passo. Agora, as MPE precisam desenvolver competências para concretizar essas oportunidades”, acredita o painelista Roberto Pascarella, da FGV.

Para o painelista Vinícius Lages, gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Serviços do Sebrae Nacional, o Sebrae tem como papel pensar as oportunidades antes, durante e depois dos grandes eventos esportivos e “sempre” para as MPE. “As informações do mapeamento devem ser traduzidas e transformadas para os empresários para que alcancemos os resultados esperados. As empresas precisam saber que o mundo está mudando, novas demandas estão chegando”, destacou. A idéia é que o desenvolvimento empresarial impulsionado por esses grandes eventos deixem legado para o país também no longo prazo.

SERVIÇOS

Uma tendência no mundo dos serviços destacada pelo gerente Lages em seu painel e que hoje pode ser bastante aproveitada pelas empresas foi a redução nas modulações mínimas de consumo. Essa característica leva empresas de aluguel de carros, por exemplo, a não mais oferecer o serviço apenas para um período de 24 horas, mas também para intervalos de tempo mais curtos, atentando para as demandas do mercado.

CASA DO CONHECIMENTO

O diretor-presidente do Sebrae, Luiz Barretto, também lembrou que o tema das oportunidades para as MPE com a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016 é momento para o Sebrae ser referenciado para as micro e pequenas empresas como uma instituição de conhecimento e de inteligência coletiva em prol das MPE. “Pensamos nas oportunidades existentes em todo o país como um todo, não apenas nas cidades-sede da Copa. Lidamos, com isso, com os diversos ‘Brasis’ existentes", destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário