quarta-feira, 6 de abril de 2011

Semana de Capacitação: A inovação está no cliente

Inovação é simplicidade e deve estar sintonizada com o mercado. Essa foi a mensagem principal do professor Silvio Meira. O principal desafio, segundo o pesquisador, é estar em contato constante com as necessidades dos consumidores. “Mercados são conversações”.

Meira defende o que ele chama de crescimento empreendedor, que seria o desenvolvimento baseado em soluções novas. “Crescimento empreendedor não é aquele puxado pelo mercado”. Para o professor, nenhuma empresa pode prescindir da internet. Ele afirma que viver fora da rede atualmente é como viver sem luz elétrica.

O pesquisador defende uma estratégia de comércio social, baseada nas novas mídias. Ele diz que as empresas não podem ter medo da repercussão das suas ações na rede. “Tomara que estejam falando de você, porque se não tiverem é porque você não existe”.

De acordo com Meira, “estamos na época da interação” e nesse contexto os diferenciais competitivos residem na “noção de emergência de comportamento”. Ou seja, de antecipação de tendências de mercado.

A empresa deve ser capaz de captar os anseios dos consumidores e desenvolver produtos que supram essas necessidades. “Atualmente, 90% das pessoas que interessam a sua empresa estão fora dela”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário