quinta-feira, 7 de abril de 2011

Semana Capacitação:Workshop 1 discute oportunidades e desafios para as MPE no mercado internacional Internacionalização de empresas

Workshop 1 discute oportunidades e desafios para as MPE no mercado internacional

Internacionalização de empresas não se restringe à exportação. Trata-se de tornar o negócio competitivo globalmente, nos mercados nacional e internacional. Com essa reflexão, a gerente da Unidade de Assessoria Internacional (UAIN) do Sebrae Nacional, Renata Malheiros, iniciou o painel “Oportunidades e desafios para as MPE no mercado internacional”, no workshop 1 da 19ª Semana de Capacitação do Sistema Sebrae, nesta quinta-feira (7), em Brasília-DF.

O primeiro painel discutiu temas como o encadeamento produtivo entre pequenas empresas fornecedoras, a importância de conhecer a realidade do país em que a empresa vai atuar para ampliar as negociações, os desafios da logística de entrega para as micro e pequenas empresas (MPE) e as possibilidades de atuação das instituições que apoiam a internacionalização de empresas.

Para o gestor do projeto SEBRAE CDT AL – Centro de Desenvolvimento de Tecnologias para Apoio à Cooperação e Integração Transfronteiriça de Micro e Pequenas Empresas no Mercosul e América Latina, Luiz Rolim, a falta de atenção com a logística de entrega na atuação internacional pode dificultar a continuidade desse trabalho pelos negócios. “A empresa tem que se preocupar com a produção e a venda, mas também com a entrega da mercadoria vendida”, destaca. Nessa atuação, a típica crença no “jeitinho” deve ser evitada. “É importante fazer pesquisas, não se basear apenas na intuição. A empresa pode, pelo menos, consultar dados econômicos sobre o setor e o país nos jornais”.

Instituições de apoio à internacionalização de empresas podem atuar com diferentes categorias de produtos, na avaliação da gestora de projetos de promoção de exportações e inteligência competitiva da Apex-Brasil, Adriana Rodrigues.

Com foco na maturidade exportadora da empresa, o negócio pode ser apoiado com informação, qualificação, promoção comercial, posicionamento e imagem e ferramentas de apoio às empresas já internacionalizadas. “As promoções de imagem e de marca são feitas com foco nos diferentes complexos produtivos e setores”, explica a gestora, que coloca as alianças entre as instituições e agências de fomento como ponto relevante para que os empresários tenham sucesso.

O Workshop 1 da 19ª Semana de Capacitação do Sistema Sebrae trará discussões ao longo de todo esta quinta-feira sobre oportunidades de mercado para as MPE. Os paineis 2, 3 e 4 terão como tema o poder de compra do Estado, as oportunidades de mercado com grandes eventos esportivos e o papel das MPE no crescimento do PIB e no aumento do crédito.

A 19ª Semana de Capacitação é um evento realizado pela Universidade Corporativa Sebrae para o desenvolvimento das competências dos colaboradores de todo o Sistema Sebrae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário